Atividades foram intercaladas por ensinamentos conduzidos por parlamentares e servidores da Assembleia Legislativa do Paraná.
Os deputados-estudantes que participam do Parlamento Universitário, iniciativa da Escola Legislativa da Assembleia Legislativa do Paraná, elegeram nesta sexta-feira (18), a Mesa Executiva que coordenará os trabalhos da 6ª Legislatura, bem como nomearam uma governadora, que representará o Executivo na simulação. Neste segundo dia de atividades, os participantes também definiram os membros das comissões permanentes e formalizaram seis blocos parlamentares, agrupando principalmente partidos que possuem poucos parlamentares – veja a lista no fim da reportagem.
Com 38 votos, a chapa “Mude” saiu vitoriosa na disputa pelo comando da Mesa Diretora. Assim, Gustavo Sezerban (UP) se tornou o presidente da 6ª Legislatura do Parlamento Universitário. Samuel Cordeiro (Unimater) é o 1º Vice-Presidente; João Kochella (PUCPR) é o 1º Secretário, e Kamilly Vitória Borges dos Santos (UniSantaCruz), a 2ª Secretária. O pleito também definiu Anderson Lima (Unioeste) como 2º Vice-Presidente, e Rodrigo Amoedo (Uniensino) como 3º Secretário. A disputa ocorreu com a agremiação “Ética e Compromisso”, encabeçada pelo deputado universitário Davi Gomes (Fesp). A chapa recebeu 16 votos.
Para Sezerban, que participa da simulação pela segunda vez, a vitória foi possível graças a um trabalho que começou semanas antes do início da simulação. “Fui presencialmente nas universidades de Curitiba, procurei os centros acadêmicos e os estudantes, para entender como é que estava o processo [de seleção para o Parlamento Universitário] de cada instituição. Por causa disso, conseguimos nos antecipar bastante”, explicou o graduando de direito. O esforço permitiu que o parlamentar ingressasse na iniciativa com alianças já estabelecidas junto a alunos de diferentes instituições, como UniCuritiba e PUCPR.
Também graduanda de direito e única candidata ao pleito, Victória Marques Bentes (Inspirar) representará o Executivo durante o Parlamento Universitário. A aprovação da governadora universitária foi unânime entre os 54 participantes. “Foi uma surprese agradável ser a única candidata. Imagino que os demais dias serão uma experiência incrível que agregarão muito na minha experiência e na minha vida, despertando o lado público e político”, ressaltou. Com a posse de Victória, Willian Maurício Pereira (Inspirar) – até então deputado suplente – assumiu a vaga como parlamentar.