Na sexta-feira (06/12), a Administração Municipal de Santa Izabel do Oeste através da Secretaria de Agricultura, realizou a 12ª Edição do Concurso Municipal de Monitoramento e Redução de Perdas na Colheita de Soja, safra 2023/2024, com a participação de 94 produtores.
O evento teve na frente de honra, a participação das seguintes autoridades: vice-prefeito e secretário de agricultura, Moacir Maróstica, vice-presidente da Câmara Municipal de vereadores, Eduardo Martins, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antônio Polidoro, vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Hélio Vansetto, chefe da SEAB Regional de Francisco Beltrão, Claudimar de Carli, o palestrante João Oltramari e o técnico agropecuário, Adelmo Pereira.
“A grande importância dessa iniciativa, é que os produtores estão sempre evoluindo, a cada ano participando de cursos e capacitações, eles perdem menos. Para o município é bom, traz mais retorno e produtividade. Parabéns a Administração Municipal. por promover esse evento festivo, onde todos conseguem saber como foi o resultado da safra, sua colheita e que todo ano ele pode melhorar”, comenta o engenheiro agrônomo da SEAB/DERAL Ricardo Kaspreski.
“Um evento muito importante, município está de parabéns, juntamente com a Seab que há 14 anos vem fazendo esses concursos, porque gera conhecimento e resultados. Com a máquina regulada as perdas são muito menores. A Seab, entidades e municípios, trabalham para que haja essa evolução. Estão todos de parabéns, mas principalmente o município de Santa Izabel do Oeste”, explica Claudimar de Carli, chefe do núcleo da Seab de Francisco Beltrão.
Neste ano, o produtor João Luiz Vione, foi o vencedor do concurso, com perda de somente 0,19 sacas/ha, em 2° lugar - Fernando Luiz Stankievcz, com 0,21 sacas/ha e 3° lugar Amilton Carlos Gasparini, com 0,25 sacas/ha. “Participamos a vários anos, ano a após anos buscamos evoluir e melhorar mais, com revisões nas colheitadeiras, velocidade certa, umidade certa na colheita. Menos perdas é mais lucratividade e um grão não desperdiçado vai para o caminhão. Estou feliz, foi uma surpresa conquistar o 1° lugar”, ressalta o produtor João Vione, vencedor do concurso.
O vice-prefeito e secretário de agricultura, Moacir Marostica, agradece todos os envolvidos e confirma a 13° edição do evento que será realizada em 2025. “Gostaria de agradecer imensamente todos os produtores que participaram do concurso, também a equipe que trabalhou para realização do evento e as empresas que ajudaram disponibilizando prêmios para os participantes. Esperamos poder contar com todos na edição do ano que vem.”